• Aula TIC LIE Sistema Solar

    Dados da Aula

    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Identificar os principais corpos celestes do Sistema Solar
    Conhecer o movimento orbital dos planetas no Sistema Solar
    Diferenciar o tamanho dos planetas no Sistema Solar
    Link original: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31814
     
    Duração das atividades
    04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
     Conhecimentos básicos sobre o Sistema Solar.
    Estratégias e recursos da aula
    Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
    Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

    1º momento: conhecendo o sistema solar

    2
    Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre o Sistema Solar. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

     Vídeo 1 – O Sistema Solar (com movimento de rotação e translação)

         

    Vídeo 2 – Por dentro dos planetas - Superinteressante



    Vídeo 3 – Por que Plutão virou planeta anão



    Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
    Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
    1. O que é o Sistema Solar?
    2. Quando surgiu o Sistema Solar?
    3. Quais planetas fazem parte do Sistema Solar?
    4. Qual a sua opinião sobre a mudança da classificação de Plutão de “planeta” para “planeta anão”?

     OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

    2º momento: testando os conhecimentos

    3
    Nesse segundo momento da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder o teste“Conhecimentos sobre o mundo espacial”. Vale destacar que o teste em questão deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
    Para cada pergunta apenas uma resposta deverá ser assinalada. Feita essa observação aos/as alunos/as, os/as mesmos/as deverão responder todas as perguntas e descobrir o resultado obtido.

    TESTE: Conhecimentos sobre o mundo espacial

    1 - Quantos planetas existem no Sistema Solar?
    • 7
    • 8
    • 9
    • 15 mil

    2 - Até 2006, o Sistema Solar tinha um planeta a mais. Mas depois de estudos astronômicos, ele deixou de ser planeta e passou a ser conhecido como "planeta anão". Estamos falando de...
    • Mercúrio
    • Terra
    • Lua
    • Plutão

    3 - Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. Na Terra, ela é composta por inúmeros gases, retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético do nosso planeta. Quais as principais funções da atmosfera terrestre?
    • Filtro - impede a passagem dos raios solares
    • Proteção - não deixa que os fragmentos de astros cheguem até a superfície
    • Conservação - responsável por permitir a vida durante a noite. Todo o calor incidido no planeta durante o dia é conservado pela atmosfera, o que aquece o planeta à noite
    • Efeito Estufa - é a capacidade que a atmosfera tem de manter as temperaturas estáveis em nosso planeta
    • Todas as anteriores

    4 - A 1ª missão a orbitar em torno da Lua foi Apolo 8, em 21 de dezembro de 1968. A Apolo 11 foi a 1ª a pousar na Lua. A data era...
    • 20 de fevereiro de 1977
    • 2 de novembro de 2000
    • 16 de julho de 1969
    • Nunca pousaram na lua

    5 - Qual era o nome da 1ª missão a colocar um robô independente na superfície de Marte?
    • Mars Pathfinder
    • Marte ataca
    • Mars explorer
    • Nunca houve um robô em Marte

    6 - O 1º satélite artificial, o Sputnik I, foi colocado em órbita em 1957, pela extinta União Soviética. Eles têm as mais variadas funções, como telecomunicações e estudos, meteorológicos auxiliando na agricultura, controle de tráfego aéreo. Os satélites são usados com fins científicos e militares. De lá para cá, quantos satélites foram lançados?
    • Quase 5 mil
    • 15
    • 300
    • 1,4 milhão

    7 - Qual é o órgão brasileiro responsável pelo Programa Nacional de Atividades Espaciais?
    • O Brasil não tem um programa espacial
    • AEB - Agência Espacial Brasileira
    • INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
    • FUNAI - Fundação Nacional do Índio

    8 - O Brasil possui um centro de lançamento de satélites considerado um dos mais bem posicionados do planeta. Ele está bem próximo à linha do Equador, o que possibilita aproveitar ao máximo a rotação da Terra para impulsionar lançamentos. Sua localização próxima ao mar permite lançamentos seguros de foguetes de grande potência. Está localizado próximo a uma área quilombola. Qual é o nome desse centro?
    • Cabo Canaveral
    • Barreira do Inferno
    • Centro de Lançamentos de Alcântara
    • Isso não existe no Brasil

    9 - A Alcântara Cyclone Space é uma empresa binacional criada em 2007 para desenvolver tecnologia espacial. Qual é o parceiro do Brasil nessa empreitada?
    • URSS
    • China
    • Rússia
    • Ucrânia

    10 - Quantos satélites o Brasil já desenvolveu?
    • 5, dois de coleta de dados e três para observação da Terra, em parceria com a China
    • 8, todos em parceria com os EUA
    • 25, todos para observação da Terra
    • O Brasil nunca desenvolveu satélite

    Fonte:http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/tttattataaagagagga acesso feito dia 03/05/2011

    3º momento: brincando e aprendendo

    3
    Nesse terceiro momento da aula, os/as alunos/as deverão ser convidados a acessar um jogo on line por meio do qual poderão verificar se realmente conhecem o posicionamento dos planetas do Sistema Solar. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o jogo em questão se encontra disponível.
    Fonte: http://www.cambito.com.br/games/solar.htm  acesso feito dia 03/05/2011
    OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

    4º momento: trabalhando em grupos

    3
    Nesse quarto momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software  Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre o tema “Sistema Solar”.
    O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o tema.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar  acesso feito dia 03/05/2011
    Fonte: http://www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/ceu/sistemas.html acesso feito dia 03/05/2011
    Fonte: http://www.ciencia-cultura.com/Astronomia/avan%C3%A7ado.html acesso feito dia 03/05/2011
    Fonte: http://www.interaula.com/biologia1/conteudo/textos/biologicas/ciencias/fundamental/15cie.pdf  acesso feito dia 03/05/2011
    Fonte: http://www.explicatorium.com/CFQ7-Sistema-Solar.php acesso feito dia 03/05/2011
    Concluindo este quarto momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo.
    Cabe ao/a professor/a previamente acessar os sites mencionados acima, selecionar as informações necessárias para a elaboração do relatório, organizá-las em um documento do KWord, imprimir esse documento e disponibilizá-lo para que cada grupo possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
    A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada. Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

    Relatório (Modelo)


    Nome da Escola:________________________________________________________
    Nome dos Alunos:_______________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    Série:___________Classe:_____________Data:____________

    1-O que é órbita?
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    2 – Por que Plutão deixou de ser planeta?
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    3 - Qual planeta perfaz a maior órbita?
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    4 - Qual planeta está mais próximo do Sol? E qual está mais distante?
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________

    5 - Quem se movimenta: o Sol ou os planetas?
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________

    6 – Explique o movimento de rotação e translação.
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    _____________________________________________________________________
    Recursos Complementares
    Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/astronomia/  acesso feito dia 03/05/2011
    Avaliação
    A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
    Comentários
    0 Comentários

    0 comentários → Aula TIC LIE Sistema Solar

    Postar um comentário

    Comenta ai

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...