Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os principais corpos celestes do Sistema Solar
Conhecer o movimento orbital dos planetas no Sistema Solar
Diferenciar o tamanho dos planetas no Sistema Solar
Conhecer o movimento orbital dos planetas no Sistema Solar
Diferenciar o tamanho dos planetas no Sistema Solar
Link original: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31814
Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos sobre o Sistema Solar.
Estratégias e recursos da aula
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar
os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as
atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma
maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre o Sistema Solar. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Nesse segundo momento da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder o teste“Conhecimentos sobre o mundo espacial”. Vale destacar que o teste em questão deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Para cada pergunta apenas uma resposta deverá ser assinalada. Feita essa observação aos/as alunos/as, os/as mesmos/as deverão responder todas as perguntas e descobrir o resultado obtido.
2 - Até 2006, o Sistema Solar tinha um planeta a mais. Mas depois de estudos astronômicos, ele deixou de ser planeta e passou a ser conhecido como "planeta anão". Estamos falando de...
3 - Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. Na Terra, ela é composta por inúmeros gases, retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético do nosso planeta. Quais as principais funções da atmosfera terrestre?
4 - A 1ª missão a orbitar em torno da Lua foi Apolo 8, em 21 de dezembro de 1968. A Apolo 11 foi a 1ª a pousar na Lua. A data era...
5 - Qual era o nome da 1ª missão a colocar um robô independente na superfície de Marte?
6 - O 1º satélite artificial, o Sputnik I, foi colocado em órbita em 1957, pela extinta União Soviética. Eles têm as mais variadas funções, como telecomunicações e estudos, meteorológicos auxiliando na agricultura, controle de tráfego aéreo. Os satélites são usados com fins científicos e militares. De lá para cá, quantos satélites foram lançados?
7 - Qual é o órgão brasileiro responsável pelo Programa Nacional de Atividades Espaciais?
8 - O Brasil possui um centro de lançamento de satélites considerado um dos mais bem posicionados do planeta. Ele está bem próximo à linha do Equador, o que possibilita aproveitar ao máximo a rotação da Terra para impulsionar lançamentos. Sua localização próxima ao mar permite lançamentos seguros de foguetes de grande potência. Está localizado próximo a uma área quilombola. Qual é o nome desse centro?
9 - A Alcântara Cyclone Space é uma empresa binacional criada em 2007 para desenvolver tecnologia espacial. Qual é o parceiro do Brasil nessa empreitada?
10 - Quantos satélites o Brasil já desenvolveu?
Fonte:http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/tttattataaagagagga acesso feito dia 03/05/2011
Nesse terceiro momento da aula, os/as alunos/as deverão ser convidados a acessar um jogo on line por meio do qual poderão verificar se realmente conhecem o posicionamento dos planetas do Sistema Solar. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o jogo em questão se encontra disponível.
Fonte: http://www.cambito.com.br/games/solar.htm acesso feito dia 03/05/2011
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Nesse quarto momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre o tema “Sistema Solar”.
O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o tema.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar acesso feito dia 03/05/2011
Fonte: http://www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/ceu/sistemas.html acesso feito dia 03/05/2011
Fonte: http://www.ciencia-cultura.com/Astronomia/avan%C3%A7ado.html acesso feito dia 03/05/2011
Fonte: http://www.interaula.com/biologia1/conteudo/textos/biologicas/ciencias/fundamental/15cie.pdf acesso feito dia 03/05/2011
Fonte: http://www.explicatorium.com/CFQ7-Sistema-Solar.php acesso feito dia 03/05/2011
Concluindo este quarto momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo.
Cabe ao/a professor/a previamente acessar os sites mencionados acima, selecionar as informações necessárias para a elaboração do relatório, organizá-las em um documento do KWord, imprimir esse documento e disponibilizá-lo para que cada grupo possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada. Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
_____________________________________________________________________
Série:___________Classe:_____________Data:____________
1-O que é órbita?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
2 – Por que Plutão deixou de ser planeta?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
3 - Qual planeta perfaz a maior órbita?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
4 - Qual planeta está mais próximo do Sol? E qual está mais distante?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
5 - Quem se movimenta: o Sol ou os planetas?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
6 – Explique o movimento de rotação e translação.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
1º momento: conhecendo o sistema solar
Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre o Sistema Solar. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Vídeo 1 – O Sistema Solar (com movimento de rotação e translação)
Vídeo 2 – Por dentro dos planetas - Superinteressante
Vídeo 3 – Por que Plutão virou planeta anão
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
- O que é o Sistema Solar?
- Quando surgiu o Sistema Solar?
- Quais planetas fazem parte do Sistema Solar?
- Qual a sua opinião sobre a mudança da classificação de Plutão de “planeta” para “planeta anão”?
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
2º momento: testando os conhecimentos
Nesse segundo momento da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder o teste“Conhecimentos sobre o mundo espacial”. Vale destacar que o teste em questão deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Para cada pergunta apenas uma resposta deverá ser assinalada. Feita essa observação aos/as alunos/as, os/as mesmos/as deverão responder todas as perguntas e descobrir o resultado obtido.
TESTE: Conhecimentos sobre o mundo espacial
1 - Quantos planetas existem no Sistema Solar?- 7
- 8
- 9
- 15 mil
2 - Até 2006, o Sistema Solar tinha um planeta a mais. Mas depois de estudos astronômicos, ele deixou de ser planeta e passou a ser conhecido como "planeta anão". Estamos falando de...
- Mercúrio
- Terra
- Lua
- Plutão
3 - Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. Na Terra, ela é composta por inúmeros gases, retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético do nosso planeta. Quais as principais funções da atmosfera terrestre?
- Filtro - impede a passagem dos raios solares
- Proteção - não deixa que os fragmentos de astros cheguem até a superfície
- Conservação - responsável por permitir a vida durante a noite. Todo o calor incidido no planeta durante o dia é conservado pela atmosfera, o que aquece o planeta à noite
- Efeito Estufa - é a capacidade que a atmosfera tem de manter as temperaturas estáveis em nosso planeta
- Todas as anteriores
4 - A 1ª missão a orbitar em torno da Lua foi Apolo 8, em 21 de dezembro de 1968. A Apolo 11 foi a 1ª a pousar na Lua. A data era...
- 20 de fevereiro de 1977
- 2 de novembro de 2000
- 16 de julho de 1969
- Nunca pousaram na lua
5 - Qual era o nome da 1ª missão a colocar um robô independente na superfície de Marte?
- Mars Pathfinder
- Marte ataca
- Mars explorer
- Nunca houve um robô em Marte
6 - O 1º satélite artificial, o Sputnik I, foi colocado em órbita em 1957, pela extinta União Soviética. Eles têm as mais variadas funções, como telecomunicações e estudos, meteorológicos auxiliando na agricultura, controle de tráfego aéreo. Os satélites são usados com fins científicos e militares. De lá para cá, quantos satélites foram lançados?
- Quase 5 mil
- 15
- 300
- 1,4 milhão
7 - Qual é o órgão brasileiro responsável pelo Programa Nacional de Atividades Espaciais?
- O Brasil não tem um programa espacial
- AEB - Agência Espacial Brasileira
- INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
- FUNAI - Fundação Nacional do Índio
8 - O Brasil possui um centro de lançamento de satélites considerado um dos mais bem posicionados do planeta. Ele está bem próximo à linha do Equador, o que possibilita aproveitar ao máximo a rotação da Terra para impulsionar lançamentos. Sua localização próxima ao mar permite lançamentos seguros de foguetes de grande potência. Está localizado próximo a uma área quilombola. Qual é o nome desse centro?
- Cabo Canaveral
- Barreira do Inferno
- Centro de Lançamentos de Alcântara
- Isso não existe no Brasil
9 - A Alcântara Cyclone Space é uma empresa binacional criada em 2007 para desenvolver tecnologia espacial. Qual é o parceiro do Brasil nessa empreitada?
- URSS
- China
- Rússia
- Ucrânia
10 - Quantos satélites o Brasil já desenvolveu?
- 5, dois de coleta de dados e três para observação da Terra, em parceria com a China
- 8, todos em parceria com os EUA
- 25, todos para observação da Terra
- O Brasil nunca desenvolveu satélite
Fonte:http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/tttattataaagagagga acesso feito dia 03/05/2011
3º momento: brincando e aprendendo
Nesse terceiro momento da aula, os/as alunos/as deverão ser convidados a acessar um jogo on line por meio do qual poderão verificar se realmente conhecem o posicionamento dos planetas do Sistema Solar. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o jogo em questão se encontra disponível.
Fonte: http://www.cambito.com.br/games/solar.htm acesso feito dia 03/05/2011
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
4º momento: trabalhando em grupos
Nesse quarto momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre o tema “Sistema Solar”.
O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o tema.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar acesso feito dia 03/05/2011
Fonte: http://www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/ceu/sistemas.html acesso feito dia 03/05/2011
Fonte: http://www.ciencia-cultura.com/Astronomia/avan%C3%A7ado.html acesso feito dia 03/05/2011
Fonte: http://www.interaula.com/biologia1/conteudo/textos/biologicas/ciencias/fundamental/15cie.pdf acesso feito dia 03/05/2011
Fonte: http://www.explicatorium.com/CFQ7-Sistema-Solar.php acesso feito dia 03/05/2011
Concluindo este quarto momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo.
Cabe ao/a professor/a previamente acessar os sites mencionados acima, selecionar as informações necessárias para a elaboração do relatório, organizá-las em um documento do KWord, imprimir esse documento e disponibilizá-lo para que cada grupo possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada. Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Relatório (Modelo)
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
_____________________________________________________________________
Série:___________Classe:_____________Data:____________
1-O que é órbita?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
2 – Por que Plutão deixou de ser planeta?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
3 - Qual planeta perfaz a maior órbita?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
4 - Qual planeta está mais próximo do Sol? E qual está mais distante?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
5 - Quem se movimenta: o Sol ou os planetas?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
6 – Explique o movimento de rotação e translação.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Recursos Complementares
Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/astronomia/ acesso feito dia 03/05/2011
Avaliação
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os
momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das
contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento
dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.